sexta-feira, 4 de abril de 2008

Município de Paramirim

Clodomiro Alves

Dados Gerais

Paramirim é um município brasileiro do estado da Bahia. com população estimada em 26.732 habitantes (IBGE 2007) e área de 1.115,641 km². A agricultura e a pecuária são as principais atividades econômicas, além da ocorrência de minério de Ferro (a jazida de ferro do Vale do Paramirim está calculada em 1.5 bilhões de toneladas o que pode tornar a Bahia o maior produtor de ferro do Brasil. Paramirim dista da Capital do Estado 702 km por via rodoviária

Historia

A povoação do município teve inicio como conseqüência da exploração das Minas do Rio de Contas, no Município de Rio de Contas, quando portugueses e brasileiros, seguindo pelas margens do Rio Brumado, cujas nascentes controvertem no Pico das Almas com as do Rio Paramirim, lograram acesso às Minas de Ouro do Morro do Fogo, nas proximidades do Vale do Paramirim, onde se encontra localizada hoje a cidade deste nome.

Surgiram, nos princípios do século XVIII, os primeiros habitantes desta região, os portugueses Manoel José Pereira, Tenente Valério Manoel Viana Luís Ribeiro de Magalhães, Antônio Ribeiro de Magalhães e Manoel Marques Vilela, e os brasileiros Antônio da Rocha Bastos e José da Rocha Bastos. Além das exportações de minérios, eles começaram a incentivar a agricultura e a pecuária, organizando as primeiras fazendas do território, como a da Cachoeira, a da Conceição, a Santa Apolônia e Fazenda Pires.

Em Janeiro de 1820, Florêncio da Rocha comprou ao Conde da Ponte as terras de Pau de Colher, e Manoel Joaquim Pereira de Castro as da Fazenda Poções, ao mesmo Conde, pela quantia de 145$000,00 (cento e quarenta e cinco mil réis), dando início à povoação denominada Arraial do Morro do Fogo, que seria, mais tarde, a Cidade de Paramirim.

Pela Resolução número 200, de 29 de Maio de 1843, a capela existente no Arraial foi elevada à categoria de Freguesia com o nome de Nossa Senhora do Carmo do Morro do Fogo.

Pela Resolução Provincial número 1.460, de 23 de Março de 1875. foi transferida para o povoado vizinho de Água Quente a sede da Freguesia do Morro do Fogo; em razão do progresso que este alcançou em virtude da existência de fontes termais.

Água Quente foi elevada à categoria de Vila pela Lei Provincial número 1.849, de 16/09/1878, que criou o Município do mesmo nome, formado pelos territórios das Freguesias do Morro do Fogo e São Sebastião de Macaúbas.

De acordo com a Lei Estadual número 460, Em 16 de Julho de 1902, através da Lei Estadual nº 460 foi transferida sede municipal para a povoação Arraial do Ribeiro (hoje Paramirim), que naquele tempo estava em fase de maior desenvolvimento do que Água Quente e com melhor localização geográfica...

A Lei Estadual número 736, de 26 de Junho de 1909, alterou o nome do Município que passou a denominar-se PARAMIRIM, ( que em Tupi-Guarani significa " Rio Pequeno").

Em 1962 e 1963, desmembraram-se do Município de Paramirim, por emancipação, os Distritos de Rio do Pires, Ibiajara e Água Quente. Paramirim possui dois Distritos: Paramirim (distrito sede) e Canabravinha.

Prefeitos de 1951 e 2008:

  • Érico Cayres Cardoso;
  • Ulysses Cayres de Britto;
  • Manoel Flávio Barbosa;
  • Dr. Aurélio Justiniano Rocha;
  • José Carmelino Vieira;
  • Leobino José Rodrigues;
  • Durval Marques Leão;
  • Ulisses Azevedo Bittencourt;
  • José Barbosa Leão;
  • Durval Marques Leão;
  • José Barbosa Leão;
  • Dr. Gilberto Martins Brito;
  • Dr. Júlio Bernardo Brito Vieira Bittencourt;
  • Dr. Júlio Bernardo Brito Vieira Bittencourt.
  • Sílvio Umberto Magalhães Louzada (atual prefeito)

Administração Municipal

Na atual gestão municipal a educação de jovens e adultos e a melhoria do atendimento no setor de saúde, são prioritárias tanto na área urbana, como na zona rural.

Diversas obras já construídas, destacando-se no setor educacional a construção do prédio onde funciona a primeira Faculdade de Paramirim; instalada através de parcerias e a escola de 2º grau Profª Cilene Louzada no distrito de Caraíbas. A Prefeitura reformou, ampliou e equipou todas as escolas existentes no município com vistas à melhoria das condições de ensino nas zonas urbana e rural.

A Secretária Municipal de Educação implantou diversos novos programas, estipulando metas e principalmente desenvolvendo novos meios de incentivo, capacitação e valorização dos professores e profissionais, resultando em sensível melhoria da qualidade do ensino publico municipal.

Cumpre destacar a implantação de vários programa de interesse da educação como:

Programa: Fluxo Escolar;

Programa AJA BAHIA Alfabetização de Jovens e Adultos;

Implantação do INFOCENTRO ( Programa de Inclusão Digital)

Melhoria e ampliação das linhas do transporte escolar

Doação de Bolsas Faculdade a professores aprovados no vestibular;

Doação de Bolsa Estudantil para o melhor aluno concluinte da 8.ª série, benefício que dura três anos consecutivos para o aluno cursar o 2.º grau (um salário mínimo);

A Secretaria Municipal de Saúde foi informatizada e ganhou novas instalações, alem da ampliação do seu quadro de pessoal, com significativa melhoria na qualidade do atendimento médico. Para atender a zona rural, foram realizadas obras de ampliação com instalação de novos postos e serviços como o PSF (Programa de Saúde da Família), implantando também o atendimento de saúde bucal com dentistas que atendem de forma gratuita e o médico de família que atende inclusive em domicílio em casos de necessidade.

Além das gestões desenvolvidas nos setores de saúde e educação cumpre destacar as ações da Secretaria de Infra-estrutura na construção de escolas, postos de saúde, postos telefônicos, pontes, recuperação e construção de estradas, reforma e ampliação de diversos prédios escolares, construção e urbanização de Praças na sede e no povoado de Caraíbas; pavimentação de ruas, praças e avenidas.

Hino do município de Paramirim

Letra: Gilberto Martins Brito
Melodia: Ito Moreno Filho

Linda serra te contorna,
Rio pequeno te corta inteiro
Dando nome a tu que és forte,
Terra minha, amor primeiro.

Teu solo diverso em formação,
Cobre-se da relva aquarela.
Refletindo a cor do povo,
Mestiço matiz mais bela.

Paramirim, amada terra,
Hei de lutar, lutar vencer,
És forte de força viva,
Por ti eu hei de ser.

Teus filhos sempre a lutar
Para o bem, por teu crescer
Sem tréguas, unindo as forças
Buscam a glória, o saber.

O Senhor, protetor universal,
Abençoa este pedaço de chão.
Dá força, paz, conforto.
Inspira a todos, traze união.

2 comentários:

Unknown disse...

olá!
Sou cleverson Soares, filho de Claudirene Soares, neto de Vivalda Soares q já não está entre nós.
Estou a procura de Clodomiro Alves de Souza pois desejo realizar um sonho muito antigo de minha mãe(Claudirene Soares) de conhecer seu pai(Clodomiro Alves de Souza)
que não vê desde seus 5 anos de idade.
Hgoje ela está com 35 anos e ainda ñ perdeu a esperança de um dia conhece-lo.
por favor quem sou ber de alguma coisa sobre ele por favor entre em contato comigo e mim ajude a realizar este velho e tão esperado sonho de minha mãe.
por favor acreditem pois essa é uma história verídica, jamais brincaria com algo tão serio.
entre em contato comigo pelo email e msn
keu_k15.js@hotmail.com

Glace disse...

Boa tarde Clodomiro, espero que esteja bem.
Por favor, gostaria de saber algumas informações a respeito do tenente Valério Manuel Viana Luís Ribeiro de Magalhães, e do senhor Antônio Ribeiro de Magalhães. Acredito serem eles antepassados do meu sogro, e atualmente estou a fazer a árvore genealógica familiar e atualmente estou em Lisboa. Mas faltam algumas informações.
Obrigada