quarta-feira, 9 de abril de 2008

MUNICIPIO DE CASA NOVA - BAHIA - História atualizada

Clodomiro Alves


Dados Gerais

O Município Baiano de Casa Nova está situado às margens do Rio São Francisco. Tem uma população de 62.215 habitantes (censo de 2006) e área de 9.657,51 Km², sendo o quarto município baiano em área territorial. Dista da capital do Estado 572 km e localiza-se, geograficamente, no Baixo Médio São Francisco. Costuma-se dividir a área banhada pelo Rio S.Francisco em Alto São Francisco (da nascente até a cidade de Pirapora), Médio São Francisco (de Pirapora até a cachoeira de Paulo Afonso) e Baixo São Francisco (da cachoeira de Paulo Afonso à foz, entre Sergipe e Alagoas).
Até 1972, havia transporte regular de barco a vapor entre Juazeiro e Pirapora (Minas Gerais), largamente utilizado pela população de Casa Nova. De Juazeiro para Salvador a viagem era feita de trem. A ligação ferroviária Salvador-Juazeiro já existia desde 1896 e foi desativada (como transporte de passageiros em 1986.. O último trem de passageiros intermunicipal da Bahia, o “Marta Rocha”, que ligava Alagoinhas a Senhor do Bonfim, foi desativado em 1989.
Atualmente a ligação Casa Nova -Salvador é feita pela BA-235 (de Casa Nova a Juazeiro), BR-407 (de Juazeiro a Capim Grosso) e BR-324 (de Capim Grosso a Salvador) A construção da barragem de Sobradinho, o maior lago artificial do Mundo, provocou a mudança de localização da cidade. O lago formado com a barragem cobriu as cidades originais de Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso e Sento Sé.Trata-se de uma gigantesca obra, mas que resultou na submersão das sedes dos municípios, causando grande impacto social e resultando em prejuízo para a História dos municípios. Desconsiderou-se o parecer técnico da consultoria especializada contratada, à época, que afirmava ser possível, sem prejuízo da geração de energia, escolher um local alternativo para a construção da barragem, de modo que a formação do lago não afetasse tanto os municípios e seus habitantes.

Economia

A vinicultura no município é uma atividade recente, porem promissora.Atualmente a produção de vinho já ultrapassa milhões de garrafas, produzidas anualmente, no município, onde é normal serem colhidas duas safras de uva por ano.
A caprinocultura, tradicionalmente associada à subsistência no Brasil, só recentemente passou a receber, na região de Casa Nova, um maior cuidado em relação à melhoria da qualidade do rebanho. Casa Nova possui o segundo maior rebanho de caprinos do Brasil, com 419 mil cabeças (dados do IBGE em 2005). Remanso, município, vizinho ocupa o primeiro lugar, com 429 mil cabeças. O estado da Bahia tem o maior rebanho de caprinos do país.

História

Casa Nova surgiu na primeira metade do século XIX, a partir da descoberta (e comercialização) de sal (cloreto de sódio) em seu território. Algumas publicações mencionam como seu fundador um português senhor Viana, sem revelar mais informações sobre o mesmo. Oficialmente o município foi criado por lei provincial de 1879, com área desmembrada do município de Remanso, que por sua vez já pertencera a Pilão Arcado. Seu nome original foi São José do Riacho de Casa Nova.
Além da sede, o município possui os distritos de Santana do Sobrado, Pau a Pique, Bem Bom e Luiz Viana.
.Entre agosto de 1879 e janeiro de 1880, Teodoro Sampaio, engenheiro baiano da Comissão pelos estudos da navegação no interior do Brasil, percorreu o Rio São Francisco da foz até Pirapora (MG). Em 1906, no livro “O Rio São Francisco e a Chapada Diamantina” dedicou um dos capítulos que recebeu o título “As Salinas de Casa Nova”. Nele o autor aborda a extração do sal, então sua mais importante atividade econômica.
O conselheiro Luiz Viana, é considerado o casanovense mais ilustre e conhecido. Formado em Direito na Faculdade de Recife, foi promotor, juiz e finalmente conselheiro (desembargador) e presidente do então Tribunal de Apelação de Revista (atual Tribunal de Justiça) da Bahia. O título foi incorporado a seu nome e passou a ser definitivamente conhecido como “Conselheiro Luiz Viana” Foi presidente do Poder Judiciário da Bahia, senador estadual e presidente do Senado Estadual (hoje Assembléia Legislativa) e governador da Bahia de 1896 e 1900. Presidiu os três poderes do estadual à época. Seu governo foi marcado pela guerra de Canudos (novembro de 1896 a outubro de 1897). De 1890 até 1920, quando faleceu, Luiz Viana exerceu grande influência na política baiana. Seu filho, que foi senador e governador da Bahia, além de escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, nasceu em Paris, filho de mãe alemã (segunda esposa do pai), tendo sido registrado como Henrique Luiz Viana. Somente anos mais tarde, ao fazer seu registro de emancipação no cartório da Sé, em Salvador, passou a se chamar oficialmente Luiz Viana Filho.
O movimento fanático religioso na localidade de Pau-de-Colher, em 1938, guarda várias semelhanças com o de Canudos, tendo terminado, assim como este, com a intervenção de tropas estaduais e federais e a morte de centenas de fanáticos participantes. Foi assunto de vários livros, sendo o mais recente “Pau-de-Colher – Um pequeno Canudos – Conotações políticas e ideológicas”, de Raimundo Estrela, publicado em 1997.

Turismo

A Festa do Interior realizada na primeira quinzena de julho é considera a mais importante comemoração do município. Através de barracas de distritos e povoados, são divulgadas as atividades produtivas do município, além de manifestações folclóricas, shows musicais e parque de diversões. Valoriza a cultura regional e estimula a economia do município, um grande público se faz presente.
As dunas do Velho Chico (vide contra capa do caderno) é uma das mais belas praias fluvial do mundo. Fica no oeste do Lago de Sobradinho, no município de Casa Nova.

Administração Municipal

A atual Gestão Municipal tendo como meta a melhoria da qualidade de vida de seus munícipes, está promovendo um atendimento de qualidade nos seus mais diferentes aspectos. A educação desenvolve papel fundamental na formação dos cidadãos, conscientes de sua historia e dos desafios que se apresentam na sociedade atual. E para isto tem-se promovido a melhoria do ensino com reforma e adequação das unidades escolares e construção de novas escolas, aquisição de mobiliário e material didático, e distribuição de cadernos escolares, merenda de qualidade e transportes aos alunos e incentivo ao esporte; arte e à cultura. Os setores de saúde e assistência social vêm merecendo atenção especial com atendimento médico-hospitalar, através do hospital de Casa Nova e dos diversos postos de saúde do município. Não se descuida, entretanto, do aspecto urbanístico, promovendo a construção, restauração e urbanização de ruas e praças.

7 comentários:

Unknown disse...

Sou casanovense, embora tenha saido desta maravilhosa cidade aos treze anos, hoje morando no Piauí, fiquei feliz ao encontrar um resumo historico desta cidade. Parabéns pelo seu trabalho.

Unknown disse...

Gostaria de saber se tem algum relato sobre o temas que são abordados na Festa do Interior. principalmente no ano de 2009.

Unknown disse...

Preciso encontrar um parente que mora em casa nova.... Alguem me ajude

Unknown disse...

Aguardo resposta sou de ABAIARA no Ceará. Preciso muito encontrar um parente que não vejo a mas de 15 anos

Unknown disse...

Aguardo resposta sou de ABAIARA no Ceará. Preciso muito encontrar um parente que não vejo a mas de 15 anos

Unknown disse...

Preciso encontrar um parente que mora em casa nova.... Alguem me ajude

Fatos Com Davi] disse...

Quem é